top of page

Lacunas estruturais e os laços fracos: o alcance de novas oportunidades



      As lacunas nas estruturas de redes organizacionais são observadas como um encorajamento ou uma limitação para as aquisições corporativas. Nosso estudo sobre imersão social e a influência do status nas aquisições e fusões mostraram que existe uma similaridade de comportamento para empresas que possuam lacunas estruturais semelhantes, em ambientes que favoreçam o papel das lacunas e estrutura de rede com interlock de diretores.


       A forca dos laços de amizade, por exemplo, baseada pela proximidade e frequência de contato, pode ajudar na transferência de conhecimento.


       De modo geral, pessoas, unidade e organizações têm sido retratadas como procurando aumentar o seu capital social, forjando laços que se estendem entre cliques independentes. Pesquisas sobre lacunas estruturais centram a atenção exclusivamente sobre a importância de laços, os quais interligam outros laços, em forma de ponte entre eles.


       De acordo com esta perspectiva, os atores podem alavancar seus investimentos em relações sociais, reorganizando suas redes. Por exemplo, na ilustração abaixo, o ator B reduz a redundância de contatos para conectar-se a um clique diferente, ator A.




      Laços de ponte estão sujeitos a decadência relativamente rápida, especialmente para aqueles atores com pouca experiência na manutenção das vantagens encontradas nas lacunas estruturais. Atores pode ter que procurar continuamente por novas lacunas estruturais para continuar a ganhar informação e vantagens.


       O papel de intermediário nas redes sociais pode ser aconselhável somente para atores que têm legitimidade no contexto social. Atores que são considerados estranhos, ou que são de grupos não tradicionais, podem ser punidos por tentar abranger entre lacunas estruturais. Atores com problemas de legitimidade (por serem estranhos ou com status não tradicional) podem ter que pedir emprestado o capital social de patrocinadores do que tentar mediar informação e recursos por conta própria.


       O empréstimo de capital social a partir de um ator de prestígio pode ser uma estratégia que funcione para todos os atores, não apenas para aqueles com problemas de legitimidade.


      As lacunas estruturais, baseada na oportunidade de obter novos contatos, os quais partilham dos mesmos interesses, mas que não circulavam no mesmo ambiente e, com isso, não tinham benefícios sendo compartilhados entre eles, é um conceito muito apreciado na análise de redes organizacionais.


     Essa ponte feita entre atores de uma rede surpreendeu as teorias sociais em redes, trazendo reflexão sobre os efeitos que os reforços nos laços podem trazer em um relacionamento com lacunas estruturais.


      Um exemplo prático: uma pessoa estando em uma festa, ao ser introduzido em um grupo de amigos do anfitrião, devido à similaridade de comportamento e ideias, mas sem o conhecimento um do outro, o anfitrião fez a ligação entre ambos os grupos de atores. No entanto, o anfitrião falhou ao observar as lacunas estruturais na sua rede. Isto porque, a situação pode ser um pouco mais complicada. Se o grupo de amigos está em uma conversa e o anfitrião tenta um novo diálogo para introduzir o amigo, a resposta mais polida seria interromper a conversa e aceitar a interrupção do anfitrião. Contudo, se a conversa é engajada e não se quebra mesmo com a entrada do novo amigo, este se tornará observador periférico da conversa. Ilustra bem uma lacuna estrutura reforçada.



       Se as lacunas estruturais são capazes de propor novas oportunidades para os atores dentro de uma rede de contatos, será que o comportamento de atores com lacunas estruturais semelhantes se reflete em comportamentos similares? Necessário se faz verificar como estão as lacunas estruturais em um interlock de diretores, observar como a relação entre eles está relacionada na própria rede.


      Em nosso estudo, levado a efeito na dissertação de mestrado sobre Embeddedness estrutural e o status como deferência simbólica das empresas listadas na BM&F Bovespa o efeito no comportamento de aquisições corporativas, ficou demonstrada a confirmação da hipótese de que a similaridade entre lacunas estruturais está relacionada à similaridade no comportamento de aquisições como estratégia corporativa. Observamos a existência de similaridade de comportamento para empresas que possuíam lacunas estruturais semelhantes.



Fonte: Nogueira, Danillo P. Embeddedness estrutural e o status como deferência simbólica das empresas listadas na BM&F Bovespa: o efeito no comportamento de aquisições corporativas / Danillo P. Nogueira – 2015 – Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná.


Comments


Siga a DF7 nas redes sociais

  • White Facebook Icon
bottom of page