top of page

Estratégia Organizacional – Formulação e Implementação


Imagem: Pixabay

A grande maioria das organizações representam o sucesso de suas atividades pela criação de excedente (lucro) para ser distribuído e para ser reinvestido no empreendimento. O desenvolvimento das estratégias objetiva alimentar essa expectativa de lucros a longo prazo, mesmo sabendo que o lucro real deve ser auferido nas operações de curto prazo.

O construto Estratégia pode ser entendido como um processo ou como um conceito. Como conceito, estratégia pode ser definida como “padrão de decisões em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos, ou metas, que produz as principais políticas e planos para alcançar esses objetivos e define o alcance do negócio que a empresa persegue, o tipo de organização econômica e humana que ela pretende ser e a natureza de contribuição econômica e não econômica que ela pretende dar a seus acionistas, empregados, clientes e comunidades.” (Andrews,1996)

Essa definição refere-se à estratégia como um processo, em muitas formas inseparável da estrutura, do comportamento e da cultura da organização. E esse processo pode ser dividido em dois importantes aspectos: formulação e implementação.

O processo de formulação estratégica consiste em decidir qual estratégia pode ser mais apropriada, considerando uma análise racional de forcas e fraquezas que compõem a capacidade interna da organização e cruzando com as oportunidades e riscos percebidos ou antecipados no mercado externo.

Além disso, a formulação estratégica deve refletir quais alternativas são preferidas pelo chefe executivo, presidente e/ou proprietário e seus associados diretos, ou seja, a equipe de alta gestão, levando em consideração seus valores pessoais, aspirações e ideais. Por último, a escolha da estratégia tem um aspecto ético, tendo em vista seus impactos na sociedade em que ela está inserida.

A segunda etapa do processo de estratégia é a de implementação, que é composta por uma série de subatividades que são primeiramente administrativas e visam mobilizar os recursos da organização para atingir os objetivos e resultados definidos na etapa de formulação estratégica.

A estrutura organizacional, os processos e controles internos, a liderança pessoal e os incentivos da organização devem derivar da formulação estratégica para que a etapa de implementação da estratégia seja realizada conforme planejado.

As etapas de formulação e implementação da estratégia corporativa podem ser entendidas como processos interdependentes. Isto significa dizer que as organizações alinham a sua estrutura, seus processos e sua equipe em torno das estratégias, mas o fluxo inverso também pode ocorrer, onde a estrutura influencia a estratégia.

Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Para não ficar ao sabor dos ventos e das circunstâncias, as empresas, independentemente do tamanho e de suas estruturas hierárquicas, devem traçar os seus objetivos e metas alicerçadas em uma estratégia organizacional consistente e robusta. O investimento em consultoria especializada é indicado para dar suporte nas etapas de formulação e implementação da estratégia organizacional.

Imagem: Pixabay

Fonte: Nogueira, Felipe P. O papel do time de alta gestão na implementação de uma estratégia / Felipe P. Nogueira – 2019 – Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Siga a DF7 nas redes sociais

  • White Facebook Icon
bottom of page