Motivação e Desempenho
- João Luiz Nogueira
- 12 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Conceitualmente, admite-se que ninguém motiva ninguém. Esse fato mostra o quão difícil é para um(a) líder conseguir de sua equipe desempenhos acima da média, por seguidos e longos períodos de tempo. O que fazer então para que as pessoas estejam motivadas e dispostas a trabalhar com afinco e desempenhar o máximo de sua capacidade? Como fazer para que os colaboradores se sintam motivados, com energias direcionadas para sustentar os seus melhores esforços?
As respostas a essas e outras questões não são simples. Dependem de uma série de fatores que vão desde como a organização/empresa está estruturada até como estão preparadas as pessoas que as compõe.
No âmbito da administração, existem várias teorias administrativas sobre motivação e desempenho e que podem ajudar nesse mister. Vejamos algumas delas:


Além dessas, existem, ainda, a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg; Empowerment; Teoria da Expectativa; Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); Lei do Efeito, de Edward Thorndike, que prega que o comportamento que é seguido de consequências positivas provavelmente será repetido...Enfim, há um sem-número de teorias que podem ser utilizadas pelos líderes e administradores para influenciar na motivação e no desempenho de suas equipes.
Importante que o administrador(a)/líder tenha conhecimento disso tudo e que esteja preparado(a) para aplicar aquela (e/ou aquelas) que melhor se adapte à sua respectiva equipe de trabalho.
Não se esquecer de dedicar atenção especial nos fatores que facilitam o desempenho: treinamento adequado; ferramentas e equipamentos necessários; orçamento apropriado e pessoal de apoio; autoridade e informações.
Estimular o desempenho fazendo com que as pessoas vejam razão naquilo que fazem; saiba pedir e saiba ordenar; atribua e estipule responsabilidades, metas e prazos; avalie os desempenhos.
No quesito estabelecimento de metas, lembrar que elas devem ser exequíveis; participativa; desafiadoras, porém atingíveis; específicas, quantificáveis e mensuráveis.
Alguns reforços ao desempenho podem ser necessários, tendo em mente que tais reforços são consequências que encorajam ou desencorajam comportamentos das pessoas e, dependendo das circunstâncias, podem ser aplicados, tais como:

Michael LeBouef, professor e homem de negócios, oferece dez prescrições para estimular de forma eficiente o alto desempenho, recomendando que as empresas e os administradores valorizem e recompensem:
Soluções sólidas em vez de consertos rápidos.
Correr riscos em vez de evitá-los.
Criatividade aplicada em vez de conformismo alienado.
Ação decisiva em vez de paralisia analítica.
Trabalho esperto em vez de trabalho estafante.
Simplificação em vez de complicação desnecessária.
Comportamento eficaz discreto em vez de modos barulhentos.
Trabalho de qualidade em vez de trabalho rápido.
Lealdade, em vez de rotatividade.
Trabalhar em conjunto em vez de trabalhar contra.
Como se pode observar, o leque de opções é grande e a tarefa de estimular, motivar e receber o melhor desempenho das pessoas de suas equipes é desafiadora e instigante. Administradores(as) e líderes devem estar preparados para isso e não deixar de buscar apoios que possam ajudar no desempenho a contento suas atribuições.
Referência: Bateman, Thomas A. Administração: construindo vantagem competitiva.
Foto: Pixabay
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