top of page

Negociação nossa de cada dia


Queiramos ou não, somos participantes de um sem número de negociações todos os dias. O mundo em que vivemos é uma grande mesa de negociações. A negociação está presente tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, inclusive em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, libertação de reféns, entre outros.

Nosso objetivo não é esgotar o assunto e nem sequer aprofundá-lo com as diversas técnicas e os tipos de negociação existentes. Com base nas ideias do negociador Herb Cohen, autor do livro Você pode negociar qualquer coisa ( Record, 1980) queremos conscientizar você para os aspectos que envolvem as negociações e como eles podem ser utilizados a nosso favor. Cohen define negociação como o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.

Estamos o tempo todo negociando. Negociamos em casa com a família, com chefes ou subordinados, com fregueses ou clientes, bancos, vendedores, fornecedores, agências governamentais...A lista é longa! Sabedores disso, importante aprender a negociar bem.

Geralmente, as negociações englobam os seguintes aspectos fundamentais: o propósito, os interesses, a oportunidade, a persuasão, a troca e a ética. Além disso, qualquer que seja a negociação há três elementos essenciais que não podem ser desconsiderados para o bom êxito em uma negociação:

Sua habilidade em negociar determina se pode ou não influenciar seu ambiente. Esteja preparado para analisar a informação, o tempo e o poder de influir no comportamento e satisfazer as necessidades suas (e dos outros) de modo a fazer com que as coisas aconteçam de maneira que você quer.

Existem dois tipos principais de negociação:

  • Ganhar a qualquer custo;

  • Negociações que satisfaçam às duas partes – técnica Ganha-Ganha

Ao entrarmos numa negociação é importante saber identificar que tipo de negociação – e de negociador – temos pela frente.

Para conseguir um bom resultado nos negócios você deve analisar de maneira realista não só a posição da outra parte, como também a sua, à luz das três variáveis presentes e interligadas: Poder, Tempo e Informação.

Como tudo na vida, negociação pede planejamento, compreensão e entendimento das limitações e potencialidades próprias e alheias. Busque ampliar os seus conhecimentos, esteja preparado (a) e bons negócios!

Foto: Pixabay

Fonte: Cohen, Herb. Você pode negociar qualquer coisa.

Comentarios


Siga a DF7 nas redes sociais

  • White Facebook Icon
bottom of page