top of page

Onde o Líder e o Chefe se encontram


O Líder inspira, motiva, anima ideias, pessoas e projetos. Ele tem a capacidade de elevar para melhor uma condição coletiva. Chefes são ligados à hierarquia e focam apenas os resultados.

O aclamado palestrante e conferencista Dr. Mário Sérgio Cortella considera que chefia pode se encontrar com liderança, bastando que haja atitudes que incorporem competências essenciais que são características dos líderes. Reconhece ainda que no mundo corporativo há muitos líderes que são chefes, assim como muitos chefes que são líderes.

Há muito está superado aquele ditado que diz “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. As relações de trabalho tem se transformado intensamente. Os empregados chamados da geração “X” e os da geração “Y” nasceram numa época em que essa postura autoritária não faz nenhum sentido para eles. O que pode gerar uma série de conflitos.

Por seu turno, a liderança exige um conjunto de procedimentos e atividades e precisa da capacidade de saber fazer, da sensibilidade de saber perceber e da sabedoria de saber entender. O Líder não nasce pronto, ele se faz, se constrói.

Chefiar e liderar são formas de ascendência e autoridade sobre as pessoas. A diferença é que Chefia é um cargo e tem sua autoridade apoiada na hierarquia, enquanto Liderança é uma função e tem sua autoridade baseada na admiração e respeito.

O Chefe para se transformar em Líder precisa deixar de ser autoritário e ser capaz de reconstruir a autoridade, que é diferente de autoritarismo. Ele precisa entender que a liderança se constrói dentro do trabalho coletivo, precisa ter permeabilidade para aprender, ouvir e seguir outras pessoas.

Para que seja possível o encontro do chefe com o líder numa mesma pessoa, o Professor Cortella lista uma série de competências essenciais que caracterizam o líder de uma equipe:

Como ninguém nasce pronto, é preciso tornar real o líder que há em cada um de nós. Uma vez que o líder é algo a se realizar, desse ponto de vista, não existe um modo ideal de ser ou um único jeito de fazê-lo, mas atitudes que favoreçam isso. Pense nisso e, mais do que tudo, trabalhe duro, estude muito, busque ajuda, para se transformar no líder que sua equipe quer e precisa.

Foto: Pixabay

Comentários


Siga a DF7 nas redes sociais

  • White Facebook Icon
bottom of page