Prioridades, a partir dos indicadores financeiros
- João Luiz Nogueira
- 21 de mar. de 2017
- 1 min de leitura

Os indicadores financeiros são importantes para medir a saúde de uma empresa. Por acreditarmos na relevância disso, temos tocado com certa regularidade na necessidade de as empresas calcularem e analisarem suas situações financeiras a partir dos seus índices.
Recentemente, o consultor Vicente Falconi abordou este assunto numa revista de negócios (Exame, de março/2017), afirmando que sem uma situação financeira equilibrada não há companhia que funcione bem. Além disso, reforçou que os indicadores financeiros mostram de forma clara as principais deficiências da organização e de que ao analisar cada indicador você pode começar a agir.
Em sua abordagem, Falconi lança alguns questionamentos para fundamentar a importância de se calcular índices financeiros. Por exemplo, o que está atrapalhando seus resultados? São os encargos financeiros? Algo precisa ser feito então para reestruturar financeiramente sua empresa – seja dispondo de ativos, seja reestruturando a dívida. São os custos operacionais? Então, o remédio é cortar despesas. Outros questionamentos podem advir das análises desses indicadores.
Na administração de uma empresa, estabelecer prioridades é necessário, principalmente porque numa empresa se tem pouco tempo e recursos para fazer tudo. Por conta disso, essas prioridades devem ser determinadas por indicadores financeiros. Isso é um fato.
Voltamos a este tema, por entendermos que, talvez, este seja o momento de sua empresa estabelecer prioridades para administrar e equilibrar a situação financeira. Se este é o seu caso, pode valer a pena investir na contratação de consultoria administrativa e financeira com o objetivo de apoiar, analisar, diagnosticar, modelar e propor soluções viáveis para transformar a administração de sua empresa.
Comments