top of page

A crise e seus impactos


Ninguém gosta de falar sobre o assunto, no entanto não há como ignorar que o Brasil enfrenta uma das piores crises de sua história. O Produto Interno Bruto (PIB) vem encolhendo a cada trimestre, com reflexos diretos no ambiente fiscal, no desemprego que atinge níveis alarmantes, nos juros altos e nos endividamentos de famílias e empresas.

Medidas estão sendo tomadas para reestruturar e recolocar a economia do país nos trilhos novamente. No entanto, os resultados não são imediatos e só serão percebidos ao longo do tempo.

Costuma-se associar crise como um grande portal de oportunidades. Porém, quem está no “olho do furacão” de uma crise, muitas vezes, despende esforços consideráveis pela busca da sobrevivência no curto/curtíssimo prazo. O foco é inteiramente direcionado para a obtenção de fluxo de caixa que permita quitar as despesas imediatas de funcionamento. Com isso, geralmente, não se consegue vislumbrar soluções possíveis para as dificuldades econômico-financeiras e/ou operacionais vivenciadas.

Se a sua empresa está convivendo com essa dura realidade, está na hora de procurar o apoio de consultoria externa para ajudar no diagnóstico da situação atual e para modelar, em conjunto, soluções adequadas para a travessia deste momento da economia brasileira.

O fato é que esta crise atingiu, indiscriminadamente, a geração de caixa das empresas e os rendimentos das famílias. Porque conectados, uma afeta a condição financeira da outra. Por medo de desemprego, as famílias adiam as suas necessidades de consumo e também lutam para administrar os seus próprios endividamentos e despesas do dia-a-dia. Esse comportamento reflete de forma avassaladora na condição financeira das empresas, o que dificulta sobremaneira o pagamento das dívidas de funcionamento e dos investimentos das mesmas.

Enquanto esse ciclo pernicioso não é rompido pela melhora dos fundamentos econômicos do País, é mister que se encontrem soluções outras que permitam reestruturar as situações econômico-financeiras das empresas endividadas.

“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”. Esta citação de Albert Einstein pode ser evocada aqui para indicar que os caminhos para as saídas de situações de dificuldades passam pelas adoções de medidas que porventura ainda não tenham sido experimentadas. Quem sabe, inclusive, encontrar aquelas novas oportunidades que costumam aparecer em períodos de crises e turbulências.

Comments


Siga a DF7 nas redes sociais

  • White Facebook Icon
bottom of page