A necessidade de mudar
- João Luiz Nogueira
- 28 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Mudar constantemente é uma necessidade para atingir a excelência naquilo que se faz e para obter vantagens competitivas para o futuro. Mudar deve ser uma meta essencial para a sobrevivência e o sucesso no mundo empresarial de hoje, que é altamente competitivo.
O ambiente competitivo contemporâneo exige que a empresa cresça mais rápido do que os concorrentes, contrate e mantenha as melhores pessoas, responda de forma rápida e decisiva às condições de mudanças impostas pelo mercado, melhore continuamente as dependências, os processos, os sistemas e as habilidades.
Em paralelo e simultaneamente, deve agregar valores aos produtos e serviços oferecidos, obtendo lucros superiores a longo prazo, acabando com os métodos obsoletos e os sistemas e culturas do passado que impedem o seu progresso competitivo, aplicando estratégias competitivas nas estruturas, nos processos e na administração de recursos humanos organizacionais, tornando-os mais eficazes.
A maior parte das mudanças é causada por algum tipo de problema. Em geral, as mudanças podem se dar de forma reativa ou proativa. Independente das razões ou causas, as pessoas, equipes e organização devem ser motivadas a mudar.
Pessoas muitas vezes são resistentes às mudanças. Na administração dos processos de mudanças, há que se ter entendimento das causas dessas resistências, que muitas vezes são a inércia, o timing, o status quo, a zona de conforto, o medo, a surpresa, a pressão dos colegas, interesses particulares e/ou avaliações diferentes.
De forma geral, algumas abordagens são eficazes para administrar a resistência: educação e comunicação, participação e envolvimento, facilitação e apoio, negociação e acordo, dentre outros.
Na implementação das mudanças, três estágios são importantes: 1) romper com os modos antigos de fazer as coisas; 2) instituir a mudança necessária ; 3) reforçar e apoiar os novos modos de ação.
Enfim, mudar não é fácil; e nem se consegue sozinho, sem ajuda. Daí a importância da contratação de consultoria para assessorar o processo. A mudança bem sucedida não ocorre naturalmente. Ela decorre de ações inspiradas, da motivação das pessoas para as mudanças e de abordagens estratégicas para sua implementação.