Orçamento sob controle, resultados melhores
- João Luiz Nogueira
- 8 de nov. de 2016
- 1 min de leitura

O orçamento, ou controle orçamentário, é um processo de descoberta do que está sendo feito e comparação dos resultados com os dados orçamentários correspondentes, com o intuito de verificar realizações ou sanar diferenças.
É um método de controle administrativo muito usado nas empresas e reúne, basicamente, fases de controle preliminar, simultâneo e por feedback.
Independente da técnica ou modelo orçamentário a ser adotado, o controle orçamentário começa com uma estimativa das vendas e da renda esperada e é preparado por um período de tempo definido que, geralmente, coincide com outros mecanismos de controle, tais como relatórios administrativos, balancetes, demonstrações de lucros e resultados.
Para que os resultados esperados aconteçam, as informações orçamentárias devem ser compartilhadas com toda a empresa ou a quaisquer de suas unidades, não podendo ficar confinados à área financeira.
O controle orçamentário passa por vários estágios: 1) estabelecimento de expectativas/metas; 2) operações orçamentárias realizadas e comparação dos resultados com as expectativas; e 3) medidas corretivas.
Basicamente, os tipos de orçamentos são: orçamento de vendas, de produção, de custo de produção, de caixa e orçamento principal.
Os registros devem ser confiáveis e serem submetidos a auditorias. Esse método de controle também pode ser utilizado para remuneração variável, reconhecendo as superações das metas de unidades, diretorias e, inclusive, cargos gerenciais e de comissionados.
Esse poderoso instrumento administrativo pode ser implementado em empresas de qualquer porte. A empresa de consultoria profissional pode analisar e propor as melhores soluções adequadas para a sua organização.
Comments