Os índices financeiros revelam a situação da empresa
- João Luiz Nogueira
- 20 de set. de 2016
- 1 min de leitura

Administradores e dirigentes precisam monitorar constantemente o andamento de suas operações.
Além do conhecimento sobre os seus próprios resultados, importa também promover o efeito comparativo em relação ao setor em que atua e em relação aos seus competidores.
A melhor forma de realizar esse monitoramento e fazer comparações é através dos usos dos índices financeiros.
Transformar os números estampados no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício em índices financeiros ajudam a revelar a condição global da empresa, em relação aos graus de eficiência e de lucratividade e, inclusive, para evitar insolvência.
Os índices que podem ser extraídos para análises e medições dos graus de eficiência e lucratividade são:
Índices de liquidez
Índices de atividades
Índices de endividamento
Índices de rentabilidade
Índices de mercado de ações
As análises desses índices importam aos administradores, dirigentes, gerentes financeiros, analistas e investidores, dentre outros.
Quando se fala em investidores é bom ter em mente os Bancos com os quais a empresa se relaciona. Ainda que passe despercebido do empresário/empresária, os Bancos lançam mão das análises desses índices para determinar créditos e, em caso positivo, estabelecer os limites desses créditos.
A busca de financiamentos bancários para suportar as expansões das atividades da empresa, seja através de investimentos ou na modalidade de custeio, passa necessariamente por essas análises. Fique certo disso.
Dedique especial atenção aos índices de sua empresa. Quer seja para planejar o futuro, quer seja até mesmo para evitar a insolvência, o conhecimento e as análises dos índices financeiros são significativos para identificar pontos fortes ou fracos e tomar medidas corretivas apropriadas.
コメント