Análises financeiras e de balanços - sua empresa precisa
- João Luiz Nogueira
- 1 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Toda empresa contabiliza suas atividades atendendo à legislação vigente e, por consequência, tem a geração dos respectivos documentos contábeis, a exemplo do balanço patrimonial, da demonstração do resultado do exercício, dos demonstrativos do fluxo de caixa e das origens e aplicações de recursos.
Acaso esses documentos estejam sendo utilizados tão somente para atender à legislação e para calcular os impostos devidos, que serão recolhidos aos entes públicos, você e sua empresa estão perdendo grande oportunidade de realizar um planejamento sólido e de fazer a gestão eficiente dos seus recursos monetários, de materiais e de pessoas.
O estudo desses demonstrativos podem lançar luzes sobre eventuais pontos fracos nas operações financeiras e desencadear ações saneadoras apropriadas.
As análises financeiras e de balanços permitem aos administradores estabelecer formas mais efetivas de alocação de fundos e recursos. Possui também a capacidade de nortear a direção futura das operações da empresa e ajudar a maximizar sua riqueza.
Planejamento sólido, gestão eficiente, luzes para ações saneadoras, norte... Esses são aspectos consistentes para demonstrar que a sua empresa também precisa de análises financeiras e de balanços. Some-se a esses, o fato de que as instituições financeiras se utilizam dessas análises, periodicamente e em cada revisão cadastral de suas clientes, como meios para avaliar o desempenho de uma empresa.
Os bancos e as instituições financeiras se valem dessas análises para, dentre outras finalidades, estipular os limites de crédito que irão vigorar até uma próxima revisão cadastral e/ou até a ocorrência de fatos outros que possam afetar os limites de crédito anteriormente deferidos.
Por essas e outras razões, podemos concluir que as análises financeiras e de balanços são importantes e necessárias para a gestão e administração de empresas de todos os tamanhos.
Comments